sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ceará

Ao longo da rodovia entre o Piauí e Ceará se nota a aridez do sertão. Uma rápida parada na divisa dos Estados para fotos e segui viagem adentrando no Ceará para logo depois contemplar a bela paisagem da Serra de Ibiapaba, chegando na cidade de Tianguá, agora pela BR 222.
Além de muitos bodes e jegues soltos nas margens das rodovias, uma cena bastante comum é ver pessoas, principalmente adolescentes vendendo aves abatidas conhecidas como avoantes ou arribaçãs, pequena pomba do sertão. É uma prática condenada mas que ajuda no sustento das famílias destes sertanejos. Na passagem por Frecheirinha, uma placa indica que ali é a capital da langerie. Depois de 640 quilometros percorridos neste dia, cheguei já noitinha em Fortaleza e me hospedei em um hotel próximo da Praia de Iracema. Acumulo 4.700 quilometros até este momento. 15º Dia - 31 Jan 2014 - Fortaleza/CE Seguindo orientação do Alex de Belém/PA, liguei para o Luiz Almeida, motociclista escritor residente em Fortaleza.
Poucos minutos depois ele já estava na porta do hotel para me acompanhar pela capital cearense. A princípio fomos até o Palácio da Abolição para as tradicionais fotos que comprovam minha passagem por Fortaleza.
Ao lado do palácio do governo estadual há um monumento onde estão os restos mortais do ex-presidente Castello Branco.
Seguimos depois para uma oficina para troca de óleo da moto e enquanto esperávamos, tomamos algumas cervejas e o papo era, naturalmente, sobre motos e viagens.
Concluído o serviço, seguimos para a Praia de Iracema e o Luiz me convidou para um encontro bimestral de motoclubes que aconteceria naquela noite. Convite aceito sem pestanejar. A viagem? Ah... fica para amanhã. À noite durante o encontro, fui presenteado pelo Luiz Almeida com seu livro " Histórias de Motocicleta" e pelo Paulo Guedes, também motociclista que conheci naquela noite, com seu livro " Expedição Marco Zero". Tudo devidamente autografado!!
Obrigado meus amigos e até breve. 16º Dia - 01 Fev 2014 - Fortaleza/CE - Natal/RN - João Pessoa/PB Hora de deixar Fortaleza rumo ao Rio Grande do Norte. Domingão de estradas vazias (acho que todo mundo tá na praia, menos eu). Saí da capital cearense pela BR 116 e em Boqueirão do Cesário tomei a BR 304 passando próximo de Canoa Quebrada para logo depois atravessar a divisa dos dois Estados.

Um comentário: