Assim como aconteceu com o automóvel, a
motocicleta é resultado do uso conjunto de uma série de invenções.
Dentre estas, a mais importante para a evolução dos meios de transporte
foi, sem dúvida, a roda (atribuída aos Sumérios, por volta de 3000 AC.).
A partir daí, tinha início uma nova fase de desenvolvimentos que,
passando por carroças, carruagens, triciclos motorizados e diversas
outras invenções, resultaria nos veículos automotores.
O conde francês Sivrac desenvolveu a primeira bicicleta, denominada
celerífero. Após isso, muitos aprimoramentos foram feitos em cima do
invento, como por exemplo, a instalação de um eixo vertical que permitia
guiar o mesmo, ou a transmissão por corrente, desenvolvida pelo inglês
Lawson.
A partir da bicicleta, a motocicleta evoluiu praticamente junto
com o automóvel, graças ao desenvolvimento de uma peça fundamental: o
motor.
O eventos principais da história da motocicleta foram:
Século 16 – Surgem os primeiros veículos de duas rodas, impulsionados com os pés.
1769 – Nicola Cugnot (França) monta um trator com 3 rodas e motor a vapor.
1817 – Adicionada uma roda (volante) para acionar um mecanismo de direção.
1842 – Kirkpatrick Mc Millan (Escócia) cria uma bicicleta com pedais, tração traseira e percorre com ela 225 km.
1862 – Étienne Lenoir (França) fabrica o primeiro motor de combustão interna.
1869 – Alphonse Beau de Rochas estabelece os princípios do motor de 4 tempos.
1884 – Pierre Michaus e Louis Guillaume Perreaus (França)
instalam um motor a vapor em uma bicicleta. Esta foi a primeira
bicicleta motorizada da história. Percorreram 16 km e acharam que o
motor iria melhor em um triciclo.
Em 1894, os alemães Heinrich Hildebrand e Alois
Wolfmuller inventaram motores mais potentes, chegando à velocidade de 60
km por hora. Os irmãos franceses Werner também aprimoraram o invento, inclusive
lhe dando o nome "motocyclette".
A empresa AMERICAN COPELAND (Filadélfia, USA) fabrica a Penny Farthing,
uma bicicleta com motor a vapor, mais tarde mudada para triciclo.
Criada a bicicleta Rover´s Saety, com o tipo de estrutura de quando que seria utilizado mais tarde para as motocicletas.
Karl Benz (Alemanha) monta o primeiro automóvel da história.
De fato, a motocicleta surgiu com o alemão Gotlieb Daimler, o qual pode ser considerado o "pai das motos”. Daimler, após ser demitido da empresa em que trabalhava, usou o dinheiro
da indenização recebida para investir em seu próprio projeto.
Juntamente com seu colega Wilhelm Maybach, o alemão trabalhou em uma
oficina improvisada no quintal de sua casa.
Gotlieb Daimler e Wilhelm Maybach desenvolveram um motor de 264
centímetros cúbicos com meio cavalo de força a 500 rotações por minuto,
dimensões inéditas para a época.
Após algumas correções feitas no motor, decidiram o colocar em um veículo. Em razão de sua simplicidade e baixo custo,
acabaram resolvendo coloca-lo no biciclo de madeira, uma modificação do antigo
celerífero. O filho de Daimler percorre 9 km com a moto. Em agosto de 1885, Daimler registrou a patente da
motocicleta, batizando o invento de Einspur.
Na França ocorre a primeira corrida de motos (ainda triciclos). George Bouton compete sozinho e atinge 25 Km/h durante a prova.
A velocidade máxima permitida a veículos em ruas, na Europa, passa de 6,5 Km/h para 22,5 Km/h.
Em 1897, na Inglaterra, surgiu a
primeira moto de competição, o que aumentou ainda mais a popularidade
das motocicletas.
Oscar Hedstrom (Estados Unidos) constrói uma bicicleta motorizada. Com
George Hendee, funda a Hendee Manufacturing Company, que lança em 1901 o
primeiro modelo, Single da bicicleta motorizada. Mais tarde, o nome da
Hendee é mudado para INDIAN MOTORCYCLE.
William S. Harley e Arthur Davidson, acoplam um pequeno motor a gasolina a uma bicicleta.
Dois alemães fundam uma fábrica na Inglaterra, a TRIUMPH, e lançam um
modelo famoso, a Speed Twin, que revolucionou o “design” de motos.
Tem origem nos Estados Unidos as corridas de 1 minuto tipo SPEED WAY, em ovais de terra com 402 m.
Iniciadas nos Estados Unidos as corridas tipo DRAG RACE, em que 2
competidores de cada vez disputam arrancadas em pistas paralelas de 402
m. (1/4 de milha).
1901 - Da ideia de dois jovens, Willian Harley e Artur Davidson, surge o a Harley-Davidson Company em Milwaukee e o dois anos depois, projeto da primeira moto que mais tarde se tornaria um ícone entre os motociclistas.
1920 – Lançado na Itália o Troféu Turista, corrida especial só para motos.
Corridas em Estrada tem início em 1907, na Inglaterra, com a prova
Tourist Tropy (TT). Até hoje essa competição é uma das mais exigentes e
populares do mundo.
A Harley-Davidson, em um espaço de 1.570 m2 fabrica 1.000 motos com 35 funcionários.
1934 – Motos alcançam a velocidade de 114 Km/h no Troféu Turista (Itália).
Corrido na França o Primeiro Grande Prêmio da França. Surge na Inglaterra a modalidade MOTOCROSS.
A BMW – Bayrischen Motorenwerke (Alemanha) lança sua primeira moto, desenhada por Max Fritz.
Carlos Guzzi (Itália) funda a MOTO GUZZI, produzindo motos de excelente design e grande qualidade.
Iniciando o Primeiro Campeonato Estadual de Motos, em São Paulo, SP.
Primeiro Campeonato Brasileiro, organizado pelo MOTO CLUBE DO BRASIL, no Rio de Janeiro, RJ.
1952 – Soishiro Honda (Japão) funda a empresa HONDA MOTOR. A Honda lança sua primeira motoneta.
1953 – A HONDA lidera o mercado interno japonês com sua motoneta.
1960 – A MV Augusta (Itália) começa a produzir motos. Até 1976 a MV havia vencido 37 Campeonatos Mundiais e 273 Grande Prêmios.
1978 - Surge no Brasil a Amazonas Motocicletas Especiais, fábrica que viria a produzir a maior motocicleta do mundo (veja mais sobre a Amazonas no tópico Amazonas, uma lenda nacional.
1996 – A fabricante de equipamentos para tecelagem SUZUKI (Japão)
diversifica sua produção e lança a bicicleta motorizada Power Free.
Fonte: Associação Brasileira de Motociclistas
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